Dados do Trabalho
Título do simpósio
S19 - Das Telas à Ação: atuação de programas educativos para a conservação de primatas
Resumo do Simpósio
<p>Educação Ambiental (EA) é estabelecida em lei federal como componente essencial e permanente da educação nacional e refere-se aos processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente (Lei Nº 9.795/99). Com a popularização das redes sociais como um espaço de aquisição de conhecimento, a EA atrelada à Divulgação Científica (DC) tem se expandido para além dos espaços formais de ensino tornando-se presente em ambientes não-formais físicos e online. Assim, o presente simpósio tem por objetivo apresentar a atuação de iniciativas da área da primatologia dentro do contexto da EA e da DC e como a atuação conjunta nesses diferentes meios colaboram para a conservação de primatas no Brasil. Representantes de norte a sul do país irão compartilhar experiências e desafios em desenvolver atividades educativas em diferentes contextos e comunidades.</p>
Nome do Coordenador
<p>Jéssica Mendes de Souza</p>
Título da fala
<p>DAS TELAS À AÇÃO: ATUAÇÃO DE PROGRAMAS EDUCATIVOS PARA A CONSERVAÇÃO DE PRIMATAS</p>
Resumo
<p>Apresentação das palestrantes e panorama geral de atuação das iniciativas em prol da conservação dos primatas nas cincos regiões do Brasil.</p>
Nome do Participante 1
<p>Luciane Lopes de Souza</p>
Título da fala Participante 1
<p>EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSERVAÇÃO DE PRIMATAS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ASSOCIAÇÃO PERFEITA?</p>
Resumo Participante 1
<p>O Projeto Primatas da UEA, através do Programa de Extensão Espaço Primatas atua desde 2018 em escolas e espaços não formais da região de Manaus e arredores, a fim de disseminar conhecimentos científicos de forma lúdica sobre a temática ambiental.</p>
Nome do Participante 2
<p>Carla Soraia Soares de Castro</p>
Título da fala Participante 2
<p>PROJETO PRIMATAS DO LITORAL NORTE DA PARAÍBA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COEXISTÊNCIA E SUSTENTABILIDADE</p>
Resumo Participante 2
<p>No Instagram (@primatasln) a divulgação ampliou o alcance do projeto. Além das telas, com saguis, guaribas e macacos galegos, protagonistas nas ações de educação ambiental, busca promover a conservação, coexistência e sustentabilidade socioambiental.</p>
Nome do Participante 3
<p>Vanessa de Paula Guimarães Lopes</p>
Título da fala Participante 3
<p>AMPLIANDO HORIZONTES: ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS COMO ALIADAS PARA A CONSERVAÇÃO DOS PRIMATAS PERDidos</p>
Resumo Participante 3
<p>A inclusão de mídia social e da população local como uma missão conjunta de garantir a conservação e mitigar ameaças às espécies de primatas que estavam “perdidas” no Parque Estadual do Rio Doce (PERD), a maior área de Mata Atlântica de Minas Gerais.</p>
Nome do Participante 4
<p>Danielle Backes Baccon</p>
Título da fala Participante 4
<p>DE MÃOS DADAS PARA CONSERVAÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO EM PROL DE PRIMATAS NO RS</p>
Resumo Participante 4
<p>Relato de práticas socioambientais educativas e colaborativas, destacando atividades em escolas, mutirões para construção de pontes de dossel, incentivo a ciência cidadã e divulgação científica, com enfoque no bugio-ruivo como espécie bandeira.</p>
Nome do Participante 5
<p>Samara de Albuquerque Teixeira</p>
Título da fala Participante 5
<p>CONSERVAMOS O QUE CONHECEMOS: AÇÃO EDUCATIVA DO PRIMATAS DO CERRADO NO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA</p>
Resumo Participante 5
<p>Relato da atividade educativa desenvolvida na Unidade de Conservação, que buscou sensibilizar os visitantes acerca dos primatas encontrados no DF, em especial, o macaco-prego que é o principal foco de interações entre humanos e primatas na região.</p>
Área
Outros
Autores
Jéssica Mendes de Souza, Luciane Lopes de Souza, Carla Soraia Soares de Castro, Vanessa de Paula Guimarães Lopes, Danielle Backes Baccon, Samara de Albuquerque Teixeira