XX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título do simpósio

S19 - Das Telas à Ação: atuação de programas educativos para a conservação de primatas

Resumo do Simpósio

<p>Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental (EA) &eacute; estabelecida em lei federal como componente essencial e permanente da educa&ccedil;&atilde;o nacional e refere-se aos processos por meio dos quais o indiv&iacute;duo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e compet&ecirc;ncias voltadas para a conserva&ccedil;&atilde;o do meio ambiente (Lei N&ordm; 9.795/99). Com a populariza&ccedil;&atilde;o das redes sociais como um espa&ccedil;o de aquisi&ccedil;&atilde;o de conhecimento, a EA atrelada &agrave; Divulga&ccedil;&atilde;o Cient&iacute;fica (DC) tem se expandido para al&eacute;m dos espa&ccedil;os formais de ensino tornando-se presente em ambientes n&atilde;o-formais f&iacute;sicos e online. Assim, o presente simp&oacute;sio tem por objetivo apresentar a atua&ccedil;&atilde;o de iniciativas da &aacute;rea da primatologia dentro do contexto da EA e da DC e como a atua&ccedil;&atilde;o conjunta nesses diferentes meios colaboram para a conserva&ccedil;&atilde;o de primatas no Brasil. Representantes de norte a sul do pa&iacute;s ir&atilde;o compartilhar experi&ecirc;ncias e desafios em desenvolver atividades educativas em diferentes contextos e comunidades.</p>

Nome do Coordenador

<p>J&eacute;ssica Mendes de Souza</p>

Título da fala

<p>DAS TELAS &Agrave; A&Ccedil;&Atilde;O: ATUA&Ccedil;&Atilde;O DE PROGRAMAS EDUCATIVOS PARA A CONSERVA&Ccedil;&Atilde;O DE PRIMATAS</p>

Resumo

<p>Apresenta&ccedil;&atilde;o das palestrantes e panorama geral de atua&ccedil;&atilde;o das iniciativas em prol da conserva&ccedil;&atilde;o dos primatas nas cincos regi&otilde;es do Brasil.</p>

Nome do Participante 1

<p>Luciane Lopes de Souza</p>

Título da fala Participante 1

<p>EDUCA&Ccedil;&Atilde;O AMBIENTAL, CONSERVA&Ccedil;&Atilde;O DE PRIMATAS E DIVULGA&Ccedil;&Atilde;O CIENT&Iacute;FICA: UMA ASSOCIA&Ccedil;&Atilde;O PERFEITA?</p>

Resumo Participante 1

<p>O Projeto Primatas da UEA, atrav&eacute;s do Programa de Extens&atilde;o Espa&ccedil;o Primatas atua desde 2018 em escolas e espa&ccedil;os n&atilde;o formais da regi&atilde;o de Manaus e arredores, a fim de disseminar conhecimentos cient&iacute;ficos de forma l&uacute;dica sobre a tem&aacute;tica ambiental.</p>

Nome do Participante 2

<p>Carla Soraia Soares de Castro</p>

Título da fala Participante 2

<p>PROJETO PRIMATAS DO LITORAL NORTE DA PARA&Iacute;BA: EDUCA&Ccedil;&Atilde;O AMBIENTAL, COEXIST&Ecirc;NCIA E SUSTENTABILIDADE</p>

Resumo Participante 2

<p>No Instagram (@primatasln) a divulga&ccedil;&atilde;o ampliou o alcance do projeto. Al&eacute;m das telas, com saguis, guaribas e macacos galegos, protagonistas nas a&ccedil;&otilde;es de educa&ccedil;&atilde;o ambiental, busca promover a conserva&ccedil;&atilde;o, coexist&ecirc;ncia e sustentabilidade socioambiental.</p>

Nome do Participante 3

<p>Vanessa de Paula Guimar&atilde;es Lopes</p>

Título da fala Participante 3

<p>AMPLIANDO HORIZONTES: ESTRAT&Eacute;GIAS EDUCATIVAS COMO ALIADAS PARA A CONSERVA&Ccedil;&Atilde;O DOS PRIMATAS PERDidos</p>

Resumo Participante 3

<p>A inclus&atilde;o de m&iacute;dia social e da popula&ccedil;&atilde;o local como uma miss&atilde;o conjunta de garantir a conserva&ccedil;&atilde;o e mitigar amea&ccedil;as &agrave;s esp&eacute;cies de primatas que estavam &ldquo;perdidas&rdquo; no Parque Estadual do Rio Doce (PERD), a maior &aacute;rea de Mata Atl&acirc;ntica de Minas Gerais.</p>

Nome do Participante 4

<p>Danielle Backes Baccon</p>

Título da fala Participante 4

<p>DE M&Atilde;OS DADAS PARA CONSERVA&Ccedil;&Atilde;O: EDUCA&Ccedil;&Atilde;O AMBIENTAL E ENVOLVIMENTO COMUNIT&Aacute;RIO EM PROL DE PRIMATAS NO RS</p>

Resumo Participante 4

<p>Relato de pr&aacute;ticas socioambientais educativas e colaborativas, destacando atividades em escolas, mutir&otilde;es para constru&ccedil;&atilde;o de pontes de dossel, incentivo a ci&ecirc;ncia cidad&atilde; e divulga&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica, com enfoque no bugio-ruivo como esp&eacute;cie bandeira.</p>

Nome do Participante 5

<p>Samara de Albuquerque Teixeira</p>

Título da fala Participante 5

<p>CONSERVAMOS O QUE CONHECEMOS: A&Ccedil;&Atilde;O EDUCATIVA DO PRIMATAS DO CERRADO NO PARQUE NACIONAL DE BRAS&Iacute;LIA</p>

Resumo Participante 5

<p>Relato da atividade educativa desenvolvida na Unidade de Conserva&ccedil;&atilde;o, que buscou sensibilizar os visitantes acerca dos primatas encontrados no DF, em especial, o macaco-prego que &eacute; o principal foco de intera&ccedil;&otilde;es entre humanos e primatas na regi&atilde;o.</p>

Área

Outros

Autores

Jéssica Mendes de Souza, Luciane Lopes de Souza, Carla Soraia Soares de Castro, Vanessa de Paula Guimarães Lopes, Danielle Backes Baccon, Samara de Albuquerque Teixeira